A nano medicina consiste no uso de partículas ou robôs em escalas nano métricas, com a finalidade de curar, tratar, prever ou diagnosticar doenças. Com ela se busca novos tratamentos principalmente para câncer e para a AIDS, com o avanço da nano medicina um dia talvez seja possível injetar nano robôs no corpo humano, e estes por sua vez localizarem e destruírem células cancerígenas. A criação de nanotubos deixa cirurgias mais precisas e menos agressiva ao paciente. A nano medicina esta diretamente ligada a duas áreas, a nano robótica e a biologia molecular.
A nano robótica já auxilia a medicina na criação de novas drogas, estima-se que, em 2006, já existiam certa de 130 drogas feitas com o auxilio da nano robótica. Pode-se considerar um nano robô uma maquina capaz de interagir com partículas em escala nanométrica (um bilionésimo de metro).
A biologia molecular é o estudo de moléculas utilizadas pelas células, principalmente a relação entre DNA, RNA e síntese proteica. O estudo nessa escala permite ao homem entender mais doenças genéticas, e doenças derivadas de mutações como o câncer.
Referências:
Vanderson Cagliari, 07/08/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário