O câncer se tornou um dos maiores maus da humanidade, atingindo grandes parcelas da população. O câncer nada mais é do que células que se reproduzem de forma desorganizada e descontrolada. É importante lembrar que tumor benigno não é câncer, esses tipos de tumores crescem, em geral, de forma lenta, além disso, não sofrem metástase, ou seja, não se espalha para outros órgãos.
Hoje em dia diversos cânceres possuem cura por meio de tratamento ou cirurgias. As cirurgias contra o câncer são, em geral, empregadas para retirada de tumores, ou órgão que apresenta as células cancerígenas.
Há muito tempo já se utiliza elementos químicos para a medicina, porém a primeira droga utilizada na quimioterapia contra o câncer data por volta do século XX. Essa primeira droga chama-se Gás de Mostarda, utilizado inicialmente para a guerra química. A quimioterapia tem como objetivo retardar ou impedir a mitose (reprodução) da célula, entretanto não são apenas as células cancerígenas que são afetadas, mas todas que se dividem de forma rápida, assim como as células do tecido capilar e o revestimento da boca e intestino, fazendo o paciente perder cabelos e sentir um grande mal estar.
Máquina de radioterapia |
A radioterapia tem a capacidade de destruir as células cancerígenas por meio de feixes de radiação ionizantes. É preciso ter muito cuidado nesse tipo de tratamento, pois a radiação não pode ultrapassar os limites dos tecidos normais. A radioterapia é utilizada mais comumente em regiões especificas, sendo direcionado diretamente para o câncer destruindo-o. Esse tratamento causa poucos efeitos colaterais, sendo eles em sua maioria previsíveis, apresentados unicamente na região que esta em tratamento.
Referências:
Vanderson Cagliari, 06/08/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário