Primeiro reator nuclear |
A primeira reação nuclear artificial autossustentada foi iniciada em 2 de dezembro de 1942 em um reator nuclear desenvolvido em Chicago, pelo físico italiano Enrico Fermi, com a ajuda de Leó Szilard et al. Esse reator, Chicago Pile-1 (CP-1), foi construído de maneira rudimentar, sem proteção contra radiação ou sistema de resfriamento, representando um real perigo para a população de Chicago. Porém a experiência foi um sucesso.
Os reatores nucleares tem a função de produzir energia elétrica, armamentos nucleares, propulsão de submarinos e para diversas pesquisas cientificas. Os reatores produzem energia através de fissão nuclear, ou seja, dividindo átomos, essa divisão produz enormes quantidades de calor e grande quantidade de radiação neutrônica. Para evitar que essa radiação se espalhe o reator nuclear é protegido por camadas de cimento e aço. Os resíduos criados são armazenados em contentores de chumbo. A energia gerada por essa reação é utilizada para ferver água, e esse vapor de água gira as turbinas gerando energia elétrica. Mas essa mesma energia pode gerar muitos estragos, dependendo o modo de como é utilizada.
Explosão de uma bomba atômica |
Foi o estudo das reações nucleares que possibilitou a criação da bomba atômica. Existem vários modelos de bombas atômicas, o mais conhecido, modelo usado na segunda guerra mundial, é chamado de bomba atômica de fissão nuclear, com enorme poder destrutivo. Porém a bomba de fusão nuclear é cinco vezes mais forte que a bomba de fissão nuclear, embora esta nunca tenha sido usada em guerras.
Quando dois átomos são unidos na fusão nuclear a massa resultante é levemente inferior a massa inicial dos elementos, sendo assim parte da massa se transforma em energia. Segundo Einstein E=mc², ou seja, a energia é igual a massa (no caso a massa que se transforma em energia) vezes a velocidade da luz, aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo. Dessa forma da para se ter uma ideia da verdadeira força produzida por essa reação. Vale lembrar que o Sol produz energia por meio da fusão nuclear.
Referências:
Vanderson Cagliari, 06/08/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário