domingo, 7 de agosto de 2011

Garrafa térmica

   Ao contrário do que as pessoas pensam, a garrafa térmica não foi inventada para manter o café quente. Foi o físico James Dewar (1842-1923) que , no final do século XIX, a pedido dos colegas, inventou um recipiente que pudesse conservar soluções biológicas a temperaturas estáveis.
   Dewar havia lido trabalhos do italiano Evangelista Torricceli, que no século XVII tinha comprovado ser o vácuo um bom isolante térmico. O grande problema de Dewar era como manter o vácuo. Para tanto, ele construiu uma garrafa de vidro com paredes duplas.O ar existente foi retirado e a garrafa, lacrada.
   Para evitar que a luz atingisse a solução biológica e provocasse alguma alteração, Dewar espalhou as paredes da garrafa. Com isso, evitava que as ondas de calor entrassem ou saíssem dela.
   Dewar não patenteou essa invenção, ele era um daqueles cientistas que achava que suas descobertas deviam ser usadas por todos, considerava-as um presente à ciência. Mas no início do século XX, o alemão Reinhold Burger, fabricante de vidros, aperfeiçoou o invento de Dewar e lançou-a no mercado. Foi um sucesso de vendas, que tornou Burger muito rico.

Referência: http://www.fazendomatematica.com/2011/03/o-vaso-de-dewar-e-o-funcionamento-da.html
 
                                                                                                    sandra capelari



Nenhum comentário:

Postar um comentário