Era uma vez o disquete, que foi substituído pelo CD e logo depois o DVD entrou na história. Realmente os avanços decorem cada vez mais rápidos, o disquete já teve sua importância, mas agora esta virando peça de museu. Essa historia ainda não acabou, o Blu-ray é possivelmente o sucessor do DVD, com capacidade para 25 GB, 50 GB ou 100 GB ele esta vindo para tomar conta do mercado.
Com os novos filmes em altíssima resolução e outros arquivos que possuem grandes quantidades de dados é indispensável termos meios aonde podemos guarda-los. O Blu-ray, ou seja, o “raio azul” além de conseguir gravar uma enorme quantidade de informações possui outras características especiais; taxa de transferência maior e ainda quando descartado polui menos o meio ambiente, característica indispensável para nossa era.
Seu nome, ‘’raio azul’’, se deve a fazer uso de um laser de cor azul-violeta. O comprimento de onda dele é, portanto de 405 nanômetros, sendo que o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanômetros, por isso ele consegue gravar mais informações.
Vanderson Cagliari, 07/08/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário