sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Conclusão

          Desde as mais antigas até as mais modernas invenções, todas tem um ponto em comum, ou vários. Todas se baseiam na curiosidade humana, no querer evoluir, no querer aprender, entender, descobrir. Isso é o que torna o homem um animal especial, diferente. Aprender sobre a origem das invenções ajuda o homem a projetar seu futuro, já que podemos tirar certas invenções como uma base para outras mais modernas.
           A tecnologia tende sempre a ocupar menos volume, mas não é apenas isso. Um dos principais objetivos é a economia de energia, fabricar equipamentos que consomem cada vez menos se tornou obrigatório, e mais atualmente a preocupação com o meio ambiente vem se tornando muito maior. Investimentos em tecnologias não poluentes, ou em meios de produção ecologicamente corretos são os novos objetivos principais do século XXI, sendo que apenas agora o homem começa a se dar conta do mal que faz a natureza, e dos reflexos que isso causa no próprio homem.
           

domingo, 7 de agosto de 2011

Chapinha.


  A chapinha (também conhecida como piastra ou prancha modeladora) é uma ferramenta utilizada para alterar a estrutura do cabelo com a ajuda do calor. Existem dois tipos gerais: as chapinhas alisadoras e as que produzem cachos. O sistema de funcionamento das chapinhas pode ser comparado ao do ferro de passar roupas, o qual também era utilizado para secar e alisar os cabelos.
  Em 1882, Erica Feldman começou a utilizar bastões aquecidos para alisar cabelos, depois, Marcel Grateau foi creditado pela invenção da chapinha de cachos, em 1890. Em maio de 1906, Simon K. Monroe patenteou uma chapa de dentes metálicos para alisar cabelos. Depois, em dezembro de 1909, Isaac K. Shero patenteou uma i.nvenção no qual duas chapas planas eram prensadas sobre o cabelo. No entanto, a chapinha como conhecemos hoje foi inventada por Lady Jennifer Bell Schofield em 1912, que aperfeiçoou as invenções anteriores criando um instrumento feito de duas placas de ferro com uma dobradiça que eram aquecidas, alisando o cabelo. As mulheres corriam o risco de sairem com os cabelos chamuscados ou com queimaduras pois a temperatura do ferro era muito alta.
  Anos mais tarde, as técnicas foram aprimoradas e mais recentemente foram criadas as chapinhas elétricas e de cerâmica.

Samantha Formentini.

Era um biquíni de bolinha amarelinha...

  Biquíni é um maiô de duas peças de tamanho reduzido, que cobrem o busto e a parte inferior do tronco. Seu nome se deriva do atol de Bikini, um atol do Pacífico onde se deu, em 5 de julho de 1946, um explosão atômica experimental. Assim, pretendia-se propor que a mulher de biquíni provocava, na época, o efeito de uma "bomba atômica". Na França, o termo é marca registrada.
  A criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: primeiro, Jacques Heim apresentou o "átomo" como "o menor maiô do mundo"; em seguida, Louis Réard mostrou o "bikini, menor que o menor maiô do mundo" e ficou com a fama do criador da peça.
  Mas no início mulheres não estavam preparadas para usar peças de vestuário tão reduzidas, que mostravam o umbigo e foi proibido em vários países incluindo Portugal. No entanto actrizes como Ava Gardner, Ursula Andress e Brigitte Bardot foram contra todos os preconceitos da época aderindo ao biquíni, como instrumento de sedução em filmes e em fotos.
   Nos anos 60 biquíni atingiu o auge de popularidade. Era muitas vezes usado como adorno em filmes e músicas, e como contestação política e social. Tornou-se um símbolo pop. No Rio de Janeiro tornaram-se populares os famosos biquínis "fio dental".
  Nos anos 90 a moda do fato de banho foi reavivada (especialmente por causa dos efeitos nocivos provocados na pele pela exposição aos raios solares), mas não tirou o lugar ao biquíni.

















Biquíni nos anos 50.



















Biquíni nos dias atuais.



Samantha Formentini.

Iphone

   O iPhone é um smartphone desenvolvido pela Apple Inc. com funções de iPod, câmera digital, internet, mensagens de texto (SMS), visual voicemail, conexão wi-fi local e, atualmente, suporte a videochamadas (FaceTime). A interação com o usuário é feita através de uma tela sensível ao toque. A Apple registrou mais de duzentas patentes relacionadas com a tecnologia que criou o iPhone.

    O desenvolvimento do iPhone começou com o CEO da Apple Steve Jobs. A Apple criou o dispositivo durante uma colaboração sem precedentes e secreto com a AT&T, anteriormente Cingular Wireless. O custo estimado de desenvolvimento da colaboração foram de 150.000 mil dólares ao longo de um período de trinta meses. A Apple rejeitou o projeto que tinha rendido o Motorola ROKR E1, uma grande colaboração com a Motorola. Em vez disso, a Cingular Wireless deu a Apple a liberdade para desenvolver.

Samantha Formentini.

Antena.

   Antena é o dispositivo cuja função é transformar energia eletromagnética guiada pela linha de transmissão em energia eletromagnética irradiada, pode-se também dizer que esta lei serve também no sentido inverso, isto é, transformar energia eletromagnética irradiada em energia eletromagnética guiada para a linha de transmissão. Portanto, sua função é primordial em qualquer comunicação onde exista radiofrequência. A relação entre as potências de emissão e recepção é proporcional e obedece à Fórmula de Friis.
  As primeiras antenas presume-se, foram criadas por Heinrich Hertz, em 1886, com a finalidade de auxiliar no estudo e desenvolvimento das teorias eletromagnéticas.
  Hertz pesquisou diversos dispositivos durante a realização de seus experimentos para testar e provar a teoria eletromagnética, esta proposta pelo matemático e físico James Clerk Maxwell.
  As primeiras antenas que se tem notícia foram produzidas por Hertz. Na verdade eram duas placas de metal conectadas a dois bastões metálicos. Estes dispositivos eram ligados a duas esferas, e estas separadas entre si por uma distância pré-determinada. Nas esferas era adaptada uma bobina que gerava descargas por centelhamento. As centelhas por sua vez, ao atravessar o espaço entre esferas, produziam ondas eletromagnéticas oscilatórias nos bastões.
  Desde as primeiras antenas até a atualidade, os princípios físicos que regem seu projeto e desenvolvimento foram sendo aprimorados e descobertas novas maneiras e tecnologias de se transmitir e receber sinais eletromagnéticos.
Atualmente, as antenas em alguns casos são estruturas de extrema complexidade e importância nas comunicações, sendo talvez para o homem moderno tão importantes quanto foi a descoberta do fogo e a invenção da roda para o desenvolvimento tecnológico.

Antena parabólica.


                                                                      Samantha Formentini.

Calculadora

A história da calculadora é uma das antigas da humanidade tem sua iniciação com os ábacos romanos, na Mesopotâmia por volta de 2.400 a.c., passando pelos logaritmos indianos, primeira máquina de verdade foi construída por Wilhelm Schickard (1592-1635), sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essa máquina foi perdida durante aguerra dos trints anos,  sendo que recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos nada se soube sobre essa máquina, por isso, atribuía-se a Blaise Pascal (1623-1662) a construção da primeira máquina calculadora, que fazia apenas somas e subtrações.
A primeira calculadora capaz de realizar as operações básicas de soma e subtração foi inventada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blzise Pascal.
A calculadora é uma das mais antigas e importantes decobertas para a humanidade que pouco desenvolveu tecnologicamente, mas de sumária importancia para o desenvolvimento industrial.


                                                                                                                                                 Thaís Zaro

Guitarra Elétrica

Em 1923, o engenheiro Loyd Loar acoplou captador sonoro eletrostático a um violão e em 1931, George Bewchamp e Adolph Rickembacker, desenvolveram o captador eletromagnético. Les Paul foi o primeiro a solucionar o enigma do amplificador em 1940, surge a primeira guitarra elétrica.
Os sons na amplitude perfeita, com variação sonora agradável, artistas destacam a importância da evolução dos instrumentos musicais.


Thaís Zaro



Penicilina

            A penicilina foi descoberta pelo Alexander Fleming, em 1928. Quando Alexander saiu de férias, esqueceu em seu laboratório, no Hospital St. Mary em Londres, placas com culturas de microrganismos. Ao regressar constatou que uma de suas culturas havia sido contaminada por um bolor. Um bolor nada mais é do que um tipo de fungo, porém ele não possui uma estrutura semelhante aos cogumelos, o bolor possui uma estrutura em forma de diversos filamentos.
Fungo da penicilina, utilizado na fabricação
de antibióticos.
                Esse bolor havia criado uma colônia, e ao redor desta não havia nenhuma bactéria. Intrigado com isso Fleming e seu colega, Dr. Pryce, pesquisaram a amostra de bolor, vindo a descobrir uma espécie de fungo do gênero Penicillium, esse fungo produzia uma substancia, que tinha efeitos bactericidas, a penicilina.
               Mesmo tendo feito a descoberta em 1928, apenas em 1940, Howard Florey, Ernst Chain e Norman Heatley, da Universidade de Oxford, conseguiram penicilina de forma purificada. Logo após fizeram experiência em ratos, comprovando assim suas qualidades bactericidas e sua não toxidade. Em 1941 foi realizado o primeiro teste em um humano, tendo mostrado grande melhora após a administração da substância, entretanto veio a falecer devido à falta de penicilina. Já em 1945 os três pesquisadores ganharam o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina por seus trabalhos com a penicilina.
            A penicilina salvou milhares de vidas durante a segunda guerra mundial e continua salvando até hoje, com grande importância para a humanidade tem prometido acabar com doenças infecionas provindas de bactérias.

Referências:

Vanderson Cagliari, 07/08/11

Fogão


   Os fogões são mais antigos do que se imagina. Suas primeiras formas surgiram na Idade Antiga quando o homem deixou de ser nômade e passou a controlar o fogo. Os fogões primitivos nada mais eram do que buracos no chão, nos quais se colocava fogo e as panelas por cima das chamas, por meio do uso de pedras.
Um pouco depois dessa época, o homem começou a fazer e a utilizar fogões de barro e metal, que até hoje podem ser encontrados em chácaras e algumas casas do interior do Brasil. É o chamado “fogão caipira” ou “fogão à lenha”.
   Com os avanços da Revolução Industrial o homem passou a explorar novas formas de geração de energia, como o carvão, o petróleo, etc. A partir daí, foram desenvolvidos fogões bem diferentes dos arcaicos e muito parecidos com os dos dias de hoje.
   Com a descoberta do poder energético do petróleo e suas derivações, foi desenvolvido o primeiro fogão que funcionava a partir de um combustível não-natural (nafta, um componente do petróleo). Mais tarde, tal combustível foi substituído pelo gás. Hoje em dia, a maioria dos fogões possui sistemas elétricos embutidos.

Referência:
http://www.historiadetudo.com/fogao.html

Sandra Capelari

Óculos

  Óculos são tipos de dispositivos que são usados na frente dos olhos, para corrigir problemas de visão. (mas não curá-los).
  Foram as experências em óptica de Robert Grosseteste e seu discípulo Roger Bacon que levaram à invenção dos óculos. Em 1284, as guildas de Veneza já os mencionavam e durante o século XIV o fabrico de óculos popularizou-se por toda a Europa. Nem sempre os óculos foram fabricados com a forma com que são conhecidos hoje em dia, pelo que, na antiguidade, era comum encontrar monóculos (apenas uma lente oftálmica), ou, noutros casos, apenas se usavam lentes sem armação.
   Em 1785 Benjamin Franklin inventou os primeiros óculos bifocais, com duas lentes a frente de cada olho unidas pela armação. Possibilitando enxergar de longe e de perto em um único acessório. Nos anos 20, após a Primeira Guerra Mundial, a indústria de aviões, que primava pela construção de aeronaves modernas e capazes de alcançar altitudes impressionantes para a época, crescia de forma constante. Os pilotos eram prejudicados pela claridade excessiva do sol sobre as nuvens e sofriam distorções visuais. A força aérea dos Estados Unidos encomendou a Baush & Lomb (empresa óptica americana fundada em 1849), lentes especiais para combater os danos criados pelos raios UV. Foram cerca de dez anos de pesquisas, mas finalmente foram criadas as lentes verdes de cristal especial capaz de reflectir e bloquear um alto nível de luz solar, além de proteger contra os raios ultravioletas e infravermelhos.












    Óculos de sol Giorgio Armani
e Óculos e grau Tommy Hilfiger.



                        Samantha Formentini.

Desde o século XVII, as transfusões de sangue tem sido uma tentativa de remediar as perdas de sangue causadas por traumas, partos, hemorragias e cirurgias. Antes da identificação dos anticorpos isoaglutinantes (fator Rh), as transfusões provocaram muitas mortes. A disponibilidade do sangue para a transfusão sempre foi um problema. A dificuldade era maior ainda durante as guerras: períodos onde a pesquisa de químicos em busca de um substituto sintético para o sangue sempre foi intensa.


Os primeiros substitutos surgiram durante a Segunda Guerra Mundial: os alemães utilizavam soluções aquosas de PVP (polivinilpirrolidona). O objetivo era apenas o de manter o volume sanguíneo, uma vez que esta solução não era capaz de transportar oxigênio. Durante a guerra do Vietnã, várias tentativas foram feitas, utilizando soluções aquosas de hemoglobina ou derivados. Embora mais eficaz do que o PVP, os efeitos colaterais incluiam complicações renais sérias, que muitas vezes levavam à morte.

Na década de 1960, Legand Clark iniciou uma pesquisa com uma classe de compostos conhecidos como perfluorocarbonos. O oxigênio apresenta uma grande solubilidade nestes líquidos: cerca de 500 vezes maior do que na água. Estes compostos, entretanto, são bastante hidrofóbicos (imiscíveis com a água). Foi necessário se desenvolver um sistema emulsificante, com o auxílio de surfactantes, para solubilizar o PFCs em água, tal como a lecitina extraída de ovos de galinha. As emulsões atuais já são a segunda geração de substitutos do sangue baseados em PFCs. Hoje, a grande maioria dos substitutos sendo testados clinicamente baseia-se em soluções de PFCs ou derivados de hemoglobina.


Thais Pagliarini

Videocassete

A empresa japonesa Sony colocou no mercado o primeiro videocassete em junho de 1969. Ele usava fitas magnéticas com 13 milímetros de espessura, capazes de reproduzir imagem e som de programas de TV. O aparelho entrou em uso domestico em 1972.
Bibliografia: Duarte, Marcelo. O livro das invenções/ Marcelo Duarte – São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
                                               Rita Botega

Ventilador Elétrico

O ventilador elétrico foi desenvolvido por Schuyler Skaats Wheeler, engenheiro-chefe da Crocker & Curtis Electric Motor, de Nova York, em 1882. A produção começou no ano seguinte. Os primeiros modelos eram de mesa, com duas lâminas.
Já o primeiro ventilador elétrico com oscilação automática foi produzido nos Estados Unidos pela Eck Dynamo & Electric, em 1908. Esse tipo superou os modelos giratórios, que tinham a desvantagem de soprar em direções indesejadas.
Bibliografia: Duarte, Marcelo. O livro das invenções/ Marcelo Duarte – São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Rita Botega e Thais Pagliarini

Panela de Prassão

O físico francês Denis Papin (1647-1712) inventou a panela de pressão em 1679, batizando-a inicialmente de “digestor a vapor”. Papin apresentou a novidade como “um aparelho para amolar ossos e cozinhar carne em pouco tempo”. Seu funcionamento baseia-se numa lei da física segundo a qual quanto maior a pressão do ar, maior a temperatura de evaporação da água. E, portanto, mais rápido o cozimento. Para evitar a explosão, válvulas de segurança, acrescentadas aos modelos modernos, deixam o vapor escapar quando a pressão atinge um valor limite. Papin previu a possibilidade de um veículo para estradas que utilizaria princípios semelhantes da energia do vapor.
Bibliografia: Duarte, Marcelo. O livro das invenções/ Marcelo Duarte – São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
                                               Rita Botega

Palavras Cruzadas

As palavras cruzadas derivam das “palavras quadradas” da Idade Média, os primeiros esboços apareceram na Inglaterra no século XIX. Mas foi o suplemento dominical Fun, do jornal New York World, que publicou o primeiro quadrado de palavras cruzadas, em 21 de dezembro de 1913. A idéia foi do jornalista americano Arthur Wynne, com base num jogo que o avô lhe ensinara.
Bibliografia: Duarte, Marcelo. O livro das invenções/ Marcelo Duarte – São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Rita Botega

Metrô

Metrô é a abreviatura de metropolitano, o sistema de transporte que utiliza trens que andam principalmente através de túneis subterrâneos. Três descobertas deram impulso ainda mais ao metrô: a perfuratriz a vapor, inventada em 1835 (e que passou a ser movida a ar comprimido em 1861); a pá mecânica ou escavadora, também acionada a vapor, no início; e a dinamite, inventada em 1867. Dispondo de toda essa tecnologia, os ingleses inauguraram o primeiro metrô do mundo em 10 de janeiro de 1863, com trens a vapor. A linha tinha 6,4 quilômetros. Os trens elétricos entraram em operação somente em 1890.
Em 6 de setembro de 1972, em homenagem ao sesquicentenário da nossa Independência, o primeiro trem protótipo do Metrô de São Paulo funcionou experimentalmente. Mas ele só começaria a operar em 16 de setembro de 1974. O metrô do Rio de Janeiro entrou em funcionamento no dia 5 de março de 1979.
Bibliografia: Duarte, Marcelo. O livro das invenções/ Marcelo Duarte – São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Rita Botega

Lista Eletrônica

A primeira lista telefônica, publicada no ano de 1878 em New Haven, nos Estados Unidos, continha apenas cinqüenta nomes. Não havia números, só o nome dos donos de aparelhos. Quem quisesse informações deveria ligar para a telefonista e dizer o nome da pessoa com quem desejava falar.
Bibliografia: Duarte, Marcelo. O livro das invenções/ Marcelo Duarte – São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Rita Botega

Videogame

O estudante americano Steve Russel criou, em 1962, o primeiro jogo eletrônico para computadores. Mas o primeiro videogame doméstico começou a ser vendido nos Estados Unidos dez anos depois. Seu nome era Odyssey. A Atari lançou seu aparelho em 1973.
Bibliografia: Duarte, Marcelo. O livro das invenções/ Marcelo Duarte – São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
                                               Rita Botega

LIPOASPIRAÇÃO

O desejo de modificar os depósitos de gordura do corpo humano com cirurgia vem desde o século XVII. Manuscritos que datam desta época discutem idéias cirúrgicas para transferir gordura do abdômen para os seios de uma mulher.Mas foi em 1890 que o Dr. Howard Kelly abriu caminho na busca do contorno corporal com cirurgias denominadas "bloco lipectomy" que removiam blocos de gordura e pele. O resultado era um corpo mais esbelto - mas em contrapartida causavam extensas cicatrizes. Muitos cirurgiões seguiram a técnica de Dr. Kelly e com o passar do tempo, os cirurgiões aprenderam a esconder as cicatrizes nas pregas naturais do corpo. Um dos primeiros relatos de remoção de gordura através de pequenas incisões foi descrito em 1927, pelo cirurgião francês Dujarrier, retirando gordura da perna de uma dançarina, mas tragicamente houve lesão de vasos com amputação da perna.
Uma segunda tentativa de remover a gordura com pequenas incisões foi realizada em 1968 pelo médico americano Wilkinson e em 1972 pelo francês Schrudde, que descreveram o uso de cânulas aspirativas. Porém, estes métodos foram abandonados pelos extensos efeitos adversos que ocorriam.
Um dos pioneiros da lipoaspiração moderna foi o médico italiano Giorgio Fisher, que desenvolveu um cureta com lâminas, que iam cortando a gordura e através de um sistema de tubo com bomba de sucção, removiam a gordura cortada. Este método apresentava muitas complicações relacionadas com o sangramento e hematomas.
O grande avanço na lipoaspiração ocorreu em Paris com o Dr. Yves-Gerard Iliouz, que tornou o procedimento seguro, substituindo as cânulas cortantes por cânulas rombas e menos traumáticas. Ele utilizou um sistema de aspiração que anteriormente só havia sido utilizado por obstetras. Posteriormente, o Dr. Iliouz criou o conceito de remover a gordura por camadas, injetando soluções salinas com hialuronidase - um conceito que se denominou de técnica molhada.
Em 1980, o farmacêutico e dermatologista, Jeffrey Klein da Califórnia, procurando oferecer mais segurança aos procedimentos de lipoaspiração que apresentavam graves complicações anestésicas devido à anestesia geral e peridural, introduziu o conceito da anestesia local com solução de lidocaína, epinefrina, bicarbonato de sódio e soro fisiológico. Esta solução passou a ser chamada de solução de Klein. A técnica do Dr. Klein é chamada de lipoaspiração tumescente, envolvendo uma maior quantidade de solução infiltrada. A técnica de Dr. Klein é considerada por muitos médicos, a forma mais segura de remoção da gordura. É pouco traumática e com recuperação mais rápida para o paciente.
Nos últimos anos, cirurgiões começaram a experimentar o uso do laser na lipoaspiração. Existem vários modelos de laser sendo testados. Apesar da idéia promissora do laser, na prática surgiram alguns problemas. Se a energia do laser for muito pequena, apenas uma porção minúscula de gordura vai ser afetada e não haverá alterações visíveis. Se a energia do laser for muito forte, haverá sérios riscos de queimaduras e ondulações. Já o laser de média energia, leva ao paciente a necessidade de 10 ou mais sessões para se obter resultado.
A lipoescultura moderna é realmente um procedimento surpreendente. 



http://www.mesoclinica.net/index.php/Novidades/A-Historia-da-lipoaspiracao.html

Thais Pagliarini

Global Positioning System

   O sistema de posicionamento global, popularmente conhecido por GPS é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo, assim como informação horária, sob todas quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de quatro satélites GPS. Encontram-se em funcionamento dois sistemas de navegação por satélite: o GPS americano e o GLONASS russo. Existem também dois outros sistemas em implementação: o Galileo da União Europeia e o Compass chinês. O sistema americano é detido pelo Governo dos Estados Unidos e operado através do Departamento de Defesa. Inicialmente o seu uso era exclusivamente militar, estando atualmente disponível para uso civil gratuito. No entanto, poucas garantias apontam para que em tempo de guerra o uso civil seja mantido, o que resultaria num serio risco para a navegação. O GPS foi criado em 1973 para superar as limitações dos anteriores sistemas de navegação.
   O receptor não necessita de ter um relógio de tão grande precisão, mas sim de um suficientemente estável. O receptor capta os sinais de quatro satélites para determinar as suas próprias coordenadas, e ainda o tempo. Então, o receptor calcula a distância a cada um dos quatro satélites pelo intervalo de tempo entre o instante local e o instante em que os sinais foram enviados (esta distância é chamada pseudodistância). Decodificando as localizações dos satélites a partir dos sinais de microondas (tipo de onda electromagnética) e de uma base de dados interna, e sabendo a velocidade de propagação do sinal, o receptor, pode situar-se na intersecção de quatro calótes, uma para cada satélite.
                                                                  Samantha Formentini.

Cristal Líquido

   Os cristais líquidos são uma classe de materiais que se podem apresentar em estados da matéria compreendidos entre o Líquido e o Sólido. No estado líquido cristalino (ou mesomórfico) os materiais apresentam simultaneamente propriedades físicas características dos líquidos (ex.: fluidez) e propriedades físicas típicas dos sólidos (ex.: birrefringência). Estes materiais são em geral constituídos por moléculas orgânicas anisométricas. Estas moléculas têm uma das suas dimensões muito maior do que as restantes (ex.: podem ter uma forma alongada (bastonetes) ou a forma de discos). No estado isótropo como em um líquido as moléculas do cristal líquido encontram-se desordenadas e os seus centros de massa distribuídos aleatoriamente no espaço, No estado líquido-cristalino as moléculas podem apresentar variados níveis de ordem molecular (ex.: ordem orientacional e ordem posicional). Tipicamente um cristal líquido de moléculas alongadas podem alinhar-se paralelamente entre si segundo uma direção que se pode definir por um pseudo-vector que se designa por Nemático (algo semelhante a palitos de fósforos dentro de uma caixa). Dependendo da temperatura podem observar-se diferentes valores de ordem orientacional. Em muitos cristais líquidos as moléculas possuem dipolos eléctricos momento dipolar e podem ser alinhadas através de um campo elétrico.
   Alguns tipos de cristais líquidos apresentam cores fortes que se alteram sob a ação de temperatura, pressão, campo elétrico e magnético, outros tem rápida resposta eletroóptica na presença de campo elétrico, por esses motivos o cristal líquido foi adotado em larga escala pela indústria eletrônica e é usado principalmente na fabricação de de telas para televisões e monitores, além disso o cristal líquido tornou-se o material padrão para a fabricação de displays para equipamentos eletrônicos de todos os tipos.
   A primeira descrição de um cristal líquido foi feita pelo químico austríaco Friedrich Reinitzer em 1888. Segundo sua descrição, uma determinada molécula (o éster-ácido benzóico do colesterol) apresentava uma aparência muito colorida durante sua fusão e solidificação. Ele também percebeu que esse composto se torna líquido aos 145 °C, apesar de que algumas características atípicas em líquidos, como aparência leitosa e turva, se manterem até os 179 °C. Acima dessa temperatura, o líquido detem uma aparência clara e "normal". Em seguida, o físico alemão Otto Lehmann investigou essa e outras substâncias e cunhou o termo "cristal líquido". Nos anos 20 do século passado, foram realizadas pesquisas fundamentais pelos cienstistas Georges Friedel e Daniel Vorländer. Porém, o interesse técnico por cristais líquidos só ocorreu durante a descoberta de sua capacidade de mudança de estados através de propriedades eletro-óticas, realizada por George H. Heilmeie.






Textura de um cristal líquido em fase nemática.

                                                                                                              Samantha Formentini.